A Secretaria de Educação de Aracoiaba em parceria com Conselho Estadual de Educação do Ceará iniciou na manhã desta quarta-feira (01), o curso pós-graduação de formação de gestores escolares. O objetivo é promover a melhoria dos indicadores das escolas públicas, potencializar a formação dos gestores atuantes nas unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino. A iniciativa é parte das estratégias implementadas pela Secretaria da Educação de Aracoiaba, visando à democratização e profissionalização da gestão nas escolas.
 
O secretário da Educação, Emílio Freitas, que também representou o prefeito Antônio Cláudio na solenidade, ressaltou que o curso foi planejado com o objetivo de atender às demandas dos profissionais da educação que atuam como diretores e coordenadores das escolas municipais, tendo em vista os aspectos que dizem respeito à gestão escolar na construção de uma prática técnico, pedagógica, administrativa e financeira de forma democrática.
 
A secretária executiva do Conselho Estadual do Ceará, Ana Nogueira pontua que, “atualmente, a gestão escolar exige que diretores e coordenadores de escolas busquem cada vez mais a formação continuada, porque a própria dinâmica das unidades escolares, com seus respectivos contextos, torna-se um desafio que para ser superado demanda conhecimentos múltiplos”.
 
A implementação da gestão democrática deve levar em conta o diálogo com os diversos segmentos que fazem parte da escola, principalmente o Conselho Escolar, finaliza.
O lançamento do curso contou a presença do secretário da Educação, Emílio Freitas, da secretária executiva do Conselho Estadual do Ceará, Ana Nogueira, além da participação de todos os gestores escolares do município e técnicos da Secretaria de Educação.

Postado em Destaques, Educação