Com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, o prefeito Antônio Cláudio, a secretária de Saúde Valdenia Silveira e o secretário de Educação, Emílio Freitas, entregaram na manhã desta terça-feira (23), óculos gratuitos aos alunos da Rede Municipal de Ensino – por meio do PSE – Programa Saúde na Escola em parceria com o Olhar Brasil, do Governo Federal.

A solenidade de entrega dos óculos foi realizada no auditório da Secretaria de Educação. “Depois de realizada a triagem nos estudantes, 90 alunos realizaram o teste de acuidade visual e desses 50 foram diagnosticados com a necessidade de usar óculos”, explicou a secretária de Saúde Valdenia Silveira.

O prefeito Antônio Cláudio, ressaltou a importância dos pais ficarem atentos às dificuldades de enxergar dos filhos. “O estudante que tem dificuldades para enxergar não consegue prestar atenção nas aulas sem os óculos, o que desestimula o interesse e o aprendizado. Não podemos deixar que isso aconteça, a formação intelectual é muito importante. A educação abre portas para um futuro melhor”, salientou.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Educação. Na avaliação do secretário de Educação, o benefício garante mais conforto para as crianças com dificuldade na visão. “Os óculos são fundamentais para oferecer boas condições de aprendizado para os estudantes. O Programa Saúde na Escola está aplicando muito bem os recursos, porque recurso para educação não é despesa, é investimento”, disse o secretário Emílio Freitas.

“Nosso objetivo é diminuir a evasão escolar por conta da dificuldade de enxergar. Por isso estamos levando esse benefício para dentro das escolas, por meio da atenção básica, melhorando a qualidade de vida de quem depende da saúde pública”, complementou o articulador do Selo UNICEF, Reury Queiroz.

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde das crianças, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças da rede pública de ensino.

Postado em Educação, Noticias