entrega_novos_uniforme_slaide1-563x353Segundo o Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (SIMEC), através de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNADE), relevou avanços significativos nas metas alcançadas em um ano de vigência do novo Plano Municipal de Educação (PME) em Aracoiaba, comparativamente com o Plano Nacional de Educação (PNE).

O relatório referente ao PNE mostra que o município de Aracoiaba, situado na região do Maciço de Baturité, avançou nos seguintes pontos: Quanto à meta referente à Educação na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos, e a ampliação de vagas na educação infantil em creche, o percentual da população de 4 a 5 anos que frequenta a escola em Aracoiaba é superior à média nacional, regional e estadual, 94,1% das crianças estão na escola. Em referência ao percentual da população de 6 a 14 anos que frequenta a escola o município apresenta média superior a nacional 96,5%.

entrega_novos_fardamentos_2015-7O percentual da população de 04 a 17 anos, com deficiência que frequentam a escola é 92,1%, superando a média nacional, regional e estadual, reflexo da atual politica educacional, com foco na inclusão.

Alfabetizar todas as crianças no máximo, até o ensino fundamental, meta que está sendo superada pelo nível de comprometimento dos profissionais de educação, conjuntamente com a politica de acompanhamento pedagógico. Os dados revelam que a proficiência em escrita e matemática está crescendo ano após ano.

Quanto à meta que trata de oferecer, Educação em tempo integral nas escolas públicas municipais, o percentual de alunos planejados para ser alcançado em 2024 já foi atingido em 2016, com um ano de vigência do plano decenal. 51% dos alunos da Educação básica recebem atendimento no contra turno, enquanto somente 13,5% no Brasil, 12,3% no Nordeste e 18,7% no Ceará.

Por fim, quanto à elevação da taxa de alfabetização da população de 15 anos ou mais de idade, 69,9% da população já recebe assistência através da educação de jovens e adultos (EJA).

O relatório ressalta o avanço significativo na busca de assegurar condições para uma gestão democrática e eficaz, além do crescimento dos indicadores inerentes ao SPAECE e ao IDEB.

Para o prefeito Antônio Cláudio “a priorização da Educação nos últimos anos, tem possibilitado o reconhecimento estadual e nacional, mas, acima de tudo a garantia de um futuro digno, cada vez melhor para nossos munícipes”, destacou.

“A conquista dos avanços educacionais nos últimos três anos, precisa alegrar o coração de todos os aracoiabenses, não somente da comunidade escolar”, finalizou o prefeito.