A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SASTH), através do CMDCA estão promovendo no prédio do CRAS, a capacitação para os candidatos ao pleito de Conselheiro Tutelar 2015 do município. O encontro tem o apoio logístico da Prefeitura Municipal.

A Capacitação, obrigatória para os candidatos, teve como objetivo apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente, noções da Constituição Federal e as atribuições do Conselho Tutelar, esclarecendo detalhes sobre o trabalho que deverão desenvolver.

Durante a capacitação os candidatos ampliarão seus conhecimentos nas áreas dos direitos sociais, das políticas públicas e legislações especificas, a fim de potencializarem atuações no exercício de suas competências legais na área da infância e juventude.

A capacitação dos candidatos a conselheiros é fundamental para quem trabalha na questão social, principalmente quando é para garantir a efetividade dos direitos da cidadania, neste caso, a compreensão e o domínio de conhecimentos de legislações específicas, e no campo das políticas públicas, são indispensáveis para a função.

A eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Sobral acontecerá no dia 4 de outubro. O mandato, que agora é de quatro anos, começará a contar a partir da posse, em janeiro de 2016.  Após a escolha dos novos conselheiros, titulares e suplentes, os mesmos passarão por uma nova capacitação, mais específica e prática.