O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Aracoiaba, realizou ações na manhã desta quarta-feira (16), em comemoração ao Dia Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial no Brasil, celebrado no próximo dia 18.

O café da manhã foi realizado na sede do CAPS e contou com a presença de profissionais da Saúde e pacientes atendidos no centro.

O médico Dr. Nerivaldo Oliveira, falou do processo de transformação pelo qual as políticas de saúde mental passaram ao longo dos anos até os dias atuais, garantindo avanços políticos, normativos e assistenciais para os usuários e suas famílias.

A Luta Antimanicomial é fruto de embates e discussões há mais de quatro séculos, visando dar fim a marginalização das pessoas com transtornos mentais. De acordo com os técnicos a maior conquista do movimento é a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A coordenadora, Amanda Paz, agradece o apoio da Secretaria de Saúde e de todos os profissionais do CAPS.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio foi escolhido como Dia Nacional de Luta Antimanicomial por nesta mesma data ter ocorrido o encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

De acordo com integrantes da Luta Antimanicomial, o movimento busca o reconhecimento dos direitos das pessoas com sofrimento mental e o combate à ideia de que se deve isolar as pessoas com sofrimento mental.

Postado em Noticias, Saúde