A Secretaria de Saúde de Aracoiaba realizou na manhã da última segunda-feira (22) um treinamento para os profissionais da Atenção Básica que irão trabalhar com o sistema e-SUS. Todos os profissionais da Atenção Básica são o público-alvo da capacitação, pois irão trabalhar com preenchimento de formulários do novo sistema.
 
Objetivo é reestruturar as informações da atenção básica de saúde a nível nacional. “A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar o atendimento a população”,destacou a coordenadora do encontro, Dra. Iara Melo.

O encontro contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e da consultora do Ministério da Saúde Talita Lima, ao qual apresentou o sistema “e-SUS” (prontuário eletrônico).
SIAB: As informações dos atendimentos primários são registradas no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), que é um sistema desenvolvido em 1998 e que utiliza muitos formulários para coleta de dados cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à Atenção Básica (AB) e usa como estratégia central a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
e-SUS: Atenção Básica é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, e entende que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.A consultora do Ministério da Saúde, Talita Lima falou sobre o funcionamento do sistema. “Com a implantação do sistema e-SUS será mais fácil emitir relatórios dos atendimentos e também unificar as informações”, assim concluiu.

Postado em Noticias, Saúde