Furnas, comunidade localizada do interior do município de Aracoiaba, esta sendo contempladas com o Programa Água Doce (PAD). Programa de iniciativa do Governo Federal, Estadual e Municipal, que visa levar maior qualidade de vida a população que sofre com a escassez de água no semiárido.

O Secretário do Desenvolvimento Rural, Carlos Júnior, ressaltou que, além de Furnas, outras comunidades serão beneficiadas com a implantação de dessalinizadores e uma com a recuperação do sistema. Cerca de 350 famílias da comunidade terão acesso à água potável. “Essa ação tem uma influência direta na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, pois os dessalinizadores geram uma água de excelente qualidade diminuindo, além da sede, as doenças causadas por veiculação hídrica”, destacou o secretário.

Para o prefeito Antônio Cláudio os dessalinizadores são alternativas que estruturam as comunidades do semiárido na convivência com a estiagem e no acesso à água de qualidade para o consumo humano. “Estamos investindo na implantação desses sistemas, como forma de amenizar os efeitos da seca”.

Trata-se de uma ação estruturante para levar água de qualidade às populações mais carentes que residem em áreas isoladas das comunidades rurais dos municípios do sertão. O PAD soma-se às milhares de intervenções que o Governo do Ceará vem desenvolvendo – tanto em áreas rurais como em zonas urbanas –  para mitigar os efeitos da atual estiagem, que já é considerada a mais severa dos últimos 100 anos.

O PROGRAMA – O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa a estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. No Ceará, o PAD é desenvolvido em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).

A partir de 2011, o Programa Água Doce assumiu a meta de aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1.200 sistemas de dessalinização até 2018, com investimentos de cerca de R$ 255 milhões beneficiando, aproximadamente, 500 mil pessoas em todo o Semiárido. Para o atingimento desta meta foram firmados 10 convênios com os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Os convênios estão estruturados em três fases: 1) diagnósticos técnicos, sociais e ambientais; 2)Recuperação e implantação dos sistemas de dessalinização e; 3) Monitoramento e Manutenção dos sistemas de dessalinização implantados ou recuperados.

Postado em Agricultura, Noticias, Obras