Os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas (COMAD) tomaram posse na tarde da última quarta-feira (02), em solenidade realizada no auditório da secretaria de educação.

O Conselho é composto por membros do Poder Público e Sociedade Civil e tem por finalidade contribuir com a formulação de políticas municipais relativas às ações de prevenção e tratamento, voltadas para a saúde pública e direitos humanos, dos danos associados ao uso de álcool e outras drogas para a pessoa, a família e a sociedade.

O COMAD tem como missão principal a promoção de ações destinadas à efetivação e ao respeito dos direitos dos cidadãos e cidadãs quanto ao acesso à prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de substâncias psicoativas ou que determinem dependência física e/ou psíquica.

“O maior desafio de qualquer município nos dias de hoje é a questão das drogas e a disputa do governo legal com um governo paralelo, que atua aonde a influência do governo é menor. Esse quadro é muito comum nas regiões periféricas, e é justamente aí que temos de agir. Sabemos que temos o problema e temos de buscar soluções com a sociedade para melhorar esse quadro”, explicou o prefeito, durante a cerimônia.

O prefeito ainda destacou a sua satisfação em saber da representatividade do COMAD e reforçou o apoio necessário para que os trabalhos tenham resultados positivos. “Vamos alcançar vitória. Temos de abraçar essa causa e trabalhar para que nossos jovens não fiquem buscando esse caminho sem volta”, finalizou o chefe do Executivo.

De acordo com a secretária de assistência social, Conceição Pinheiro, a posse do COMAD é mais um momento ímpar, já que o órgão está vinculado à pasta, e dentro das ações desencadeadas pelo COMAD existe a necessidade da participação de todos. “O COMAD é um conselho que será bastante efetivo na sociedade, pois desenvolverá um trabalho de prevenção ao uso e abuso de drogas. Tenho certeza que este Conselho demonstrará bastante empenho. Muitas ações serão realizadas”, destacou a secretaria.

O conselho vai desenvolver um trabalho de articulação com diversos setores da administração municipal, com objetivo de incentivar a criação de políticas públicas sensíveis ao tema. Mais que combater o tráfico e o uso de drogas, o COMAD atua na redução do consumo, na prevenção e no tratamento de usuários.

A Portaria Nº 143/2015, de 25 de junho de 2015 que dispõe sobre a composição do COMAD está publicada na Edição Nº. 133/Ano X do Diário Oficial do Município de Aracoiaba, do último dia 30 de junho, na Página 07. Confira abaixo os empossados:

Representantes Alcóolicos Anônimos:

Titular: Edimilson Dantas da Silva

Suplente: José Eduardo Batista de Oliveira

Representantes Gabinete do Prefeito:

Titular: Raimundo Lopes de Oliveira

Suplente: Francisco Flávio da Silva

Representantes Conselho Tutelar:

Titular: Ana Dália de Carvalho Gouveia

Suplente: Antonia Geovania Lima dos Santos

Representantes Secretaria de Assistência Social:

Titular: Deborah Rachel Coelho Costa