Aracoiaba. Neste município da região do Maciço de Baturité, distante 73 km de Fortaleza, um plano local tem elevado de forma significativa os índices de qualidade da educação e, graças a ele, a pasta já recebeu vários prêmios de reconhecimento.

Os bons resultados vieram através do Plano Estratégico da Secretaria (PES). Formado por 16 metas, a previsão era de otimizar resultados num prazo de quatro anos. Porem, em apenas três, todas as metas foram alcançadas. 

Colocado em prática, o PES reorganizou as 44 escolas do município através de um processo de nucleação. 24 delas foram fechadas por problemas na estrutura e os alunos foram remanejados. O plano acabou com o pau-de-arara, e os alunos viajam em veículos mais seguros. As escolas são monitoradas através de um programa de acompanhamento pedagógico e, além disso, mais da metade são climatizadas: 12 delas contam com centrais de ar. 

A iniciativa também assiste aos professores. Eles têm a formação continuada garantida pelo plano, através de cursos e capacitações custeados pela prefeitura. O salário pago é um caso a parte: eles ganham duas vezes o valor do piso nacional (R$ 2.135,64) já reajustado.

“Educação é um trabalho coletivo. Tenho certeza que estamos num caminho certo e que vamos chegar cada vez mais longe”, afirmou o Secretário de Educação da cidade, Francisco Emílio de Freitas.

Fonte: Diário Sertão Central


Postado em Educação, Noticias