Na manhã desta segunda-feira (20), foi realizada a abertura da Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Aracoiaba, através das Secretárias de Saúde e Assistência Social, o evento aconteceu na Creche Nilo Alves.

A campanha é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A proposta da II Semana do Bebê é reunir esforços em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. O prefeito Antônio Cláudio disse que a Semana do Bebê representa um momento importante para que o município possa discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças o direito a uma vida saudável.

“Através desse evento o município têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com o bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho”, destacou o secretário de Saúde De Assis Pinheiro.

A secretária de Assistência Social, Valdenia Silveira, destacou a importância desse acompanhamento realizado nos seis primeiros anos de vida das crianças.

“Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de nossas crianças. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”, destacou.

No município II Semana do Bebê prosseguirá até o dia 24 deste mês, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vai contar com o apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), nas atividades junto às Estratégias de Saúde da Família. A programação conta com diversos serviços como roda de conversa, palestras, orientações sobre higiene bucal e pessoal, shantala (técnica indiana de massagem e relaxamento), amamentação, vacinação e triagem neonatal (Teste do Pezinho). As atividades são desenvolvidas em uma parceria entre as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde.
Na abertura estiveram presentes o prefeito Antônio Cláudio, os secretários de Educação, Emílio Freitas, de Saúde, De Assis Pinheiro e Assistência Social, Valdenia Silveira, além de conselheiros municipais, o articulador do Selo UNICEF, Rellry Queiroz, profissionais da saúde, professores, alunos e gestantes do município.