A Prefeitura de Aracoiaba, através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, lançaram na manhã desta quarta-feira (11), a cerimônia de lançamento do Selo Unicef 2017-2020 no munícipio. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de diversas autoridades. A Secretaria da Assistência Social coordenou as ações com a parceria de várias Secretarias.

O prefeito Antônio Cláudio, enfatizou o compromisso de melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do Município com ações voltadas para bem estar social.

A Secretária da Assistência Social, Valdenia Silveira, disse que o “compromisso é com as crianças e os adolescentes de Aracoiaba. Queremos dar a elas o melhor possível e, isso só capaz com ações importantes em defesa do Selo. Vamos todos unidos nessa busca’’.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

O articuladorReury Queiroz lembrou o quanto é importante à sociedade está engajada nessa campanha. ‘’É uma conquista do povo, porque fortalece a cidadania e aumenta o poder de estima de toda a família’’.

A Ex-presidente da APDMCE (Associação Para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará), Jô Farias, conclamou a toda a sociedade civil e governamental e ao povo de Aracoiaba, para se engajarem na luta da conquista do Selo UNICEF Edição 2017-2020. Disse ainda que o Selo favorece a articulação entre os diversos setores e o entendimento do papel de cada área na promoção da proteção integral de crianças.

O evento contou com a presença do Prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio, vereadores, secretários municipais, Ex-prefeito de Barreira Antônio Peixoto, Jô Farias Ex-presidente da APDMCE, Marcelha da APDMCE, escolas municipais, alunos, funcionários, imprensa, Conselheiros tutelares de Barreira, Carlos José e Ismael Victor, Lucia Gonzaga, ex-secretária de Assistência Social de Barreira, Fatima lima, Ex-secretária de educação de Barreira, membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, representantes de entidades governamentais e sociedade civil.

SELO UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os   direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Postado em Educação, Noticias