A Prefeitura de Aracoiaba, por intermédio da Secretaria da Saúde, realizou nesta quinta (25) a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Aracoiaba e contou com as presenças do secretário Fredson Monte, do Representante da 4ª Região de Saúde de Baturité Dr. Marcelo Cardoso, representantes sindicais, profissionais da saúde, Dra. Auxiliadora diretora do CEO-R Baturité, funcionários do município, e mulheres do centro e comunidades do interior.

A Conferência Municipal de Saúde das Mulheres É um evento que tem por objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres.

O tema central da Conferência, que orientou as discussões da etapa municipal, foi “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a ser desenvolvido por meio de um eixo principal e de eixos temáticos.

“A Conferência é o momento da participação da comunidade na elaboração de propostas de políticas públicas para as mulheres. Buscou-se discutir propostas referentes à saúde da mulher e buscar a efetivação da mulher dentro da sociedade”, destacou o secretário Fredson Monte.

Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.

De acordo com a enfermeira Rívia Ellen, foi um passo muito importante para o município. “Na Conferência diversos temas foram colocados em debate nos grupos. Foi o início dos trabalhos para fazer o levantamento da realidade local. E além da implementação no município, vamos, agora, encaminhar as propostas dos grupos para a Conferência Regional que acontecerá em breve”, explicou.

Postado em Noticias, Saúde