Na manhã da última sexta-feira (19), foi implantado no município de Aracoiaba o serviço de Clínica Farmacêutica na atenção básica.

O projeto é baseado na experiência de Curitiba relatada em detalhes na série de cadernos lançados pelo Ministério da Saúde (Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica) que orientam a implantação do serviço nos municípios Brasileiros.

Com a implantação desse serviço o farmacêutico passa a assumir um papel social dentro do SUS, de forma a aproximar mais do paciente e contribuir na minimização dos problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos contribuindo para melhora da qualidade de vida dos pacientes. O projeto foi iniciado na UBS da sede e em breve será expandido para as demais unidades.

No projeto os farmacêuticos realizam consultas individuais com os pacientes que tomam mais que cinco medicamentos ao dia para orientar sobre o uso correto e avaliar a necessidade real desses medicamentos para a pessoa. “Foi um desafio trazer a clínica para dentro da agenda do SUS”, disse o secretario municipal de Saúde, Fredson, reafirmando que a Prefeitura de Aracoiaba tem uma das melhores equipes de profissionais que deram uma rápida resposta na implantação do projeto.


Postado em Noticias, Saúde