A parceria da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) com a Prefeitura de Aracoiaba foi fortalecida nesta segunda-feira, 12, com a participação da titular da pasta, secretária Aline Bezerra Câncio, no encontro municipal para o lançamento do Programa Primeira Infância no SUAS – Infância Feliz. A iniciativa tem caráter intersetorial e visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

A solenidade de lançamento aconteceu na sede da Secretaria de Educação de Aracoiaba, na manhã desta segunda-feira, 12. A vice-prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira, conhecida como Dona Bill, coordenou a programação.

Na oportunidade, a secretária Aline Bezerra Câncio realizou uma breve explanação sobre os programas e projetos desenvolvidos pela SPD, em especial na área de prevenção, beneficiando crianças e jovens matriculados no ensino fundamental e médio, respectivamente. Ela destacou a importância da proximidade entre a SPD e a administração municipal de Aracoiaba para a implementação de iniciativas intersetoriais capazes de responder aos desafios do consumo de drogas.

A titular da SPD mencionou, ainda, o aplicativo PossoAjudar como uma importante ferramenta para informar a população em geral sobre equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em funcionamento em cada município cearense, evitando deslocamentos até a sede da Secretaria, em Fortaleza.

A solenidade teve continuidade com a abordagem dos fundamentos do Primeira Infância no SUAS pela coordenadora do programa em Aracoiaba, Adriana Florêncio. A gestora citou ações que podem impactar positivamente na trajetória de desenvolvimento das crianças, quais sejam: apoiar a preparação para o nascimento, fortalecer as competências dos pais em seu papel de cuidado e educação dos filhos, fortalecer vínculos afetivos e comunitários, colaborar no exercício da função protetiva, enriquecer o repertório de atividades lúdicas e de interação entre todos os membros da família.

O secretário de Educação de Aracoiaba, Emílio Freitas Campelo, ressaltou que o programa conjuga esforços dos diferentes níveis de governo e reconhece a capacitação e a educação permanente como ações estruturantes para a implementação e qualificação da atenção às famílias com gestantes e crianças na

primeira infância.

O secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva; e a coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, também participaram do evento, bem como o coordenador de Políticas sobre Drogas de Aracoiaba, Raimundo Lopes. Apresentações artístico-culturais por parte de estudantes da rede municipal de ensino abrilhantaram a programação.

Fernando Brito

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)