Prefeito Antônio Cláudio inaugura sala de Estomoteparia no HMSI

Na manhã desta terça-feira (08), o Prefeito de Aracoiaba Antônio Cláudio, inaugurou no HMSI (Hospital e Maternidade Santa Isabel), a sala de Estomoterapia.

A sala de Estomoterapia terá como finalidade os cuidados de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Fredson Monte, secretários municipais, profissionais da saúde, vereadores e população em geral.

ESTOMOTERAPIA

A Estomaterapia, como especialidade, é muito jovem. Oficialmente, nasceu em 1961, naCleveland Clinic Foundation – Estados Unidos da América – onde foi instituído o primeiro curso do mundo.

No Brasil, a especialidade foi instituída formalmente em 1990. Porém, na década de 80, algumas enfermeiras partiram para o exterior em busca da formação especializada, assim sendo, a  primeira Enfermeira “ET” do Brasil, foi Gelse Zerbeto, porém os primeiros “ET’s” foram dois médicos do Rio de Janeiro, que receberam treinamento da própria Norma Gill, na Cleveland Clinic Foundation, quando a especialidade ainda não era  exercida somente por enfermeiros. Uma das enfermeiras que buscou formação em outro país foi Vera Lúcia C G Santos, responsável pela criação do primeiro curso de especialização no Brasil, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), sendo este o único curso existente no país até 1998.